Preços dos derivados de trigo continua em alta

Os preços de pães, massas e biscoitos sobem no varejo do Brasil, ao contrário do que acontece no atacado, onde o trigo em grão cai há três meses consecutivos. Apesar de os preços da matéria-prima da farinha seguirem pressionados pela oferta superior à demanda, economistas consultados dizem que o consumidor ainda continuará a pagar caro pelos derivados do cereal.


O que limita o repasse da queda dos preços do grão para o varejo é a depreciação cambial. O dólar tem oscilado bastante desde o início de janeiro, mas em um ano acumula alta de mais de 20%. Além disso, há outros custos, como mão de obra.


Queda no preço do cereal é registrada desde novembro


Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que o preço do trigo no atacado cai, seguidamente, desde novembro, com quedas de 9,06% no penúltimo mês de 2013, 8,96% em dezembro e 2,85% em janeiro, no âmbito do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que mede boa parte da inflação ao produtor. No acumulado em 12 meses até janeiro, o trigo em grão acumula alta de apenas 1,07%.


O aumento de 1,07% do cereal no atacado destoa, significativamente, da alta de um dos derivados dos trigos mais consumidos no País: o pão francês. Só em janeiro, o pãozinho subiu 1,10% e acumula uma alta de 14,78% em 12 meses terminados em no mês passado no IPCA, divulgado nesta sexta-feira, pelo IBGE. No Índice de Preços ao Consumidor Semanal, o pão francês acumula uma alta ainda maior em 12 meses até janeiro, de 16,07%.


Fonte: Abras.com.br
Fonte Link: http://abras.com.br/clipping.php?area=13&clipping=43424
Data: 12/02/2014