Dipães e parceiros lançam Concurso de Redação

A Dipães, com o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Sicoob, Secretaria de Educação de Paraíso e Agência IAF, realizou na noite desta quarta-feira (13) o lançamento da quinta edição do Concurso de Redação. O evento foi no Centro de Multiplouso do município de Paraíso.

O projeto tem neste ano o tema “A indústria contribuindo na educação do município de Paraíso”. Poderão participar do 5º Concurso de Redação todos os alunos matriculados no município de Paraíso, nas escolas do ensino fundamental e ensino médio.

O idealizador e patrocinador do concurso e diretor da Dipães, Volmir Meotti, explanou para os convidados sobre o projeto, que em quatro edições anteriores envolveu cerca de três mil crianças e jovens da cidade de Paraíso, sempre com o objetivo de desenvolver o hábito da leitura e da escrita, fomentando a educação e a formação dos futuros trabalhadores. "Todos nós precisamos pensar no futuro e, quando se pensa em futuro, se pensa em educação. Estamos vivendo um momento em nosso país onde precisa-se investir mais em educação, em qualificação. São cinco anos de projeto e neste ano teremos a participação de cem porcento das crianças do município, que ainda precisa evoluir, assim como todo país. Onde há educação, há uma qualidade de vida melhor, que não é só das pessoas, mas também das industrias e do comércio. Quando se investe em educação, o retorno é imediato, a médio e a longo prazo”, enaltece.

A iniciativa tem, desde o principio, a parceria da Secretaria de Educação de Paraíso. A secretária Cecilia Schmidt também enalteceu a importância da ação na formação dos estudantes do município. “Temos um grande desafio hoje na educação que é motivar e fazer com que o aluno tenha o hábito da escrita e da leitura. O incentivo precisa vir da família, mas deve ser aprimorado na escola, onde os professores têm encontrado muitas dificuldades. Essa parceria com a Dipães só vem para contribuir com a melhor qualidade de educação no município de Paraíso”, justifica.

O Concurso de Redação tem apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina – Fiesc. O vice-presidente Regional, Astor Kist, participou do lançamento e enfatizou a importância de ações como a desenvolvida pela Dipães e pela Secretaria da Educação em Paraíso. “Esse tipo de ação é elogiável e altamente louvável por que estamos aqui plantando uma semente, promovendo um exercício intelectual dessas crianças, pensando na indústria, na importância da educação para a indústria. Nós vamos colher os frutos desse evento, desse tipo de ação, daqui há 15 anos, e é assim que precisa acontecer as coisas nesse país e estado, pensando nas futuras gerações”, destaca.

O evento contou ainda com uma palestra com diretor do Senai em São Miguel do Oeste, Ivanor Finato, e coordenadora Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, Julice Kuss. Os educadores explanaram sobre o projeto que envolve diversos setores em todo o Estado e apresentaram dados relevantes sobre a formação educacional dos atuais trabalhadores da indústria. “Tanto o nosso movimento, como a ação lançada nesta noite, tem como objetivo estimular a educação e aumentar a competitividade da indústria, para que nós possamos sair dessa situação da baixa escolaridade. O concurso estimula a redação como um todo, a escrita e a interpretação do aluno, que hoje nós temos uma deficiência a nível nacional nessa área. Para nós, que somos da educação, todo incentivo que vier para melhorar a qualidade da educação e do ser humano como um todo, nós estamos apoiando”, enfatizou Finato.

 Concurso

A temática do concurso será desenvolvida em sala de aula do dia 1º de maio até o dia 29 de junho. No dia 30 de junho, ocorre o Dia D da Redação em todas as escolas do município, oportunidade em que os alunos dissertarão suas redações em folhas timbradas e codificadas, o que dispensa a assinatura dos alunos nos textos.

Até o dia 15 de julho, as redações serão avaliadas por professores de Paraíso e municípios da região. Já no dia 22 de julho será divulgado o resultado e entregue as premiações, em um evento que deve envolver pelo menos 700 estudantes de Paraíso no Clube Cruzeiro. Haverá almoço e atividades temáticas aos participantes.

 Premiação

Ensino Fundamental: troféu e um Tablet para os alunos classificados em primeiro lugar de primeira a quinta série. Troféu para os classificados em segundo e terceiro lugar de primeira a quinta série. Troféu e um Smart Phone para os alunos classificados em primeiro lugar de sexta a nona série. Troféu para os classificados em segundo e terceiro lugar de sexta a nona série.

Ensino Médio: troféu e um Smart Phone para os alunos classificados em primeiro lugar, de primeira a terceira série. Troféu para os alunos classificados em Segundo e Terceiro Lugar de Primeira a Terceira série.

Os classificados em primeiro lugar ainda serão contemplados com o prêmio: "Um dia de empresário industrial", na empresa Dipães, onde terão a possibilidade de conhecer todos os setores e departamentos da empresa, assim como acompanhar os processos de produção e administrativos. 

Fonte: Agência IAF
Data: 14/04/2016