Dipães comemora o Dia Mundial do Pão

No dia de hoje, ao término do expediente, cada colaborador da indústria foi agraciado com uma baguete francesa e um cartão em comemoração ao Dia Mundial do Pão, celebrado anualmente no dia 16 de outubro.

A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000, em Nova Iorque (EUA), para celebrar este alimento tão essencial.

O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas. Seja de manhã, no almoço, lanche da tarde e no jantar, o pão é uma peça chave da alimentação diária. Por vezes como entrada, outras como prato principal ou até mesmo como sobremesa, o pão é um alimento muito consumido. De custo baixo, é também um dos alimentos que menos mal faz à saúde.

História do pão

O primeiro registo do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.

Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje. Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento. Para os cristãos o pão é um alimento sagrado: um símbolo do corpo de Deus, da vida e de partilha.

Dipães, dedique saúde!
Fonte: Departamento de Marketing Dipães e Calendarr
Fonte Link: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-pao/
Data: 16/10/2019